Basquetebol
O que é o basquetebol ?
O basquetebol é um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas, de cinco jogadores efetivos e um máximo de sete suplentes.
O jogo realiza-se num campo retangular, com dois cestos colocados na zona central das duas linhas de fundo, a uma altura de 3,05 metros.
O objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto adversário e evitar que a outra equipa faça o mesmo, no cumprimento do regulamento específico. Ganha o jogo a equipa que conseguir marcar mais pontos.
O tempo de jogo varia consoante o escalão etário, estando o jogo estruturado em quatro períodos de igual duração.
A competição é dirigida por dois ou três árbitros (um principal e dois auxiliares) e três oficiais de mesa (um marcador, um cronometrista e um operador de 24 segundos).
Regulamento
- A equipa é constituída, no máximo, por 12 jogadores: 5 jogadores efetivos e 7 jogadores suplentes.
- O jogo inicia-se com lançamento de bola ao ar pelo árbitro. A bola é disputada entre dois jogadores adversários - os únicos que podem estar dentro do círculo central do campo. A partir do início do jogo, o recomeço dos restantes períodos de jogo passa a ser realizado segundo a regra de posse de bola alternada entre uma equipa e outra. A reposição é feita no prolongamento da linha central oposta à mesa.
- Posse de bola alternada: É a forma de reiniciar o jogo em que as equipas repõem alternadamente a bola fora de campo, no local, junto à linha lateral ou final mais próxima onde ocorreu a situação.
- A duração de um jogo de basquetebol é de 40 minutos, divididos por quatro períodos de 10 minutos cada. Cada equipa tem direito a 2 descontos de tempo na 1.a parte (2 primeiros períodos) e 3 na 2.a parte (2 últimos períodos) e um desconto de tempo para cada prolongamento (quando houver).
- Uma equipa pontua de cada vez que a bola entra no cesto adversário. Cada cesto tem valores diferenciados, conforme a zona donde é efetuado o lançamento. Nos lances livres, executados após faltas em lançamentos, cada cesto vale um ponto. Qualquer outro tipo de lançamento vale dois pontos, exceto se for realizado fora da zona dos 6,75 metros, que vale três pontos. Ganha o jogo a equipa que conseguir mais pontos. Em caso de igualdade no final do jogo, haverá tantos períodos suplementares de 5 minutos quantos forem necessários, até que uma equipa termine em vantagem pontual.
- A bola é considerada fora de jogo quando: um jogador na posse de bola está sobre ou para lá de uma das linhas-limite (lateral ou final); a bola bate no solo sobre ou para lá de uma das linhas-limite (lateral ou final); a bola toca os suportes ou a parte de trás da tabela.
- A reposição em jogo é feita pela linha lateral ou final no local onde a bola saiu. A bola tem de ser entregue ao jogador, que a irá repor em jogo, por um dos árbitros. Após cesto, a reposição da bola é feita na linha final. O jogador que repõem a bola em jogo tem de ter os pés no chão atrás da linha final ou lateral.
- Não há limite para o número de substituições por jogo. Estas só podem ocorrer com o jogo parado e com autorização prévia da mesa. Quando um jogador atinge 5 faltas não pode jogar mais nesse jogo e tem de ser substituído por um colega.
- As ações faltosas que envolvem um contacto pessoal são sancionadas com a reposição da bola pela linha lateral, se a falta for cometida sobre um jogador que não se encontra em ato de lançamento. No entanto, se esta for cometida durante o ato de lançamento, o lançador terá direito a lances livres. A partir da quinta falta, inclusive, de uma equipa em cada período de jogo, a equipa adversária tem direito a dois lances livres por cada falta.
- A bola só pode ser jogada com as mãos, não podendo ser pontapeada, socada nem transportada na mão.
- Um jogador só pode efetuar dois apoios com a bola nas mãos sem driblar.
- Um jogador não pode efetuar dois dribles consecutivos nem driblar com as duas mãos em simultâneo.
- É bola presa quando dois ou mais adversários agarram simultâneamente a bola.
- Um jogador que está na posse da bola na zona de ataque não pode passar nem driblar a bola para a sua zona defensiva.
- Um jogador sem bola não deve permanecer mais de três segundos dentro da área restritiva do adversário, enquanto a sua equipa estiver na posse da bola, no meio-campo ofensivo. Cada jogador dispõem de cinco segundos para repor a bola em jogo. Após ganhar a posse da bola, uma equipa tem um máximo de oito segundos para deixar a sua zona defensiva. Quando uma equipa entra na posse da bola, tem um tempo máximo de vinte e quatro segundos para lançar a bola ao cesto adversário.
Exercícios

Passe de peito
- Segurar a bola à frente do peito, com os cotovelos junto ao tronco.
- Estender os membros superiores energicamente para a frente, rodando os pulsos para fora.
- Dirigir a bola para o peito do colega recetor (trajetória retilínea), fazendo a bola sair pelos dedos.
- Dissociar as mãos na última fase do movimento de envio da bola, imprimindo maior força à bola com a última mão que tocar nela.

Passe picado
- Cumprir os mesmos aspetos apresentados no passe de peito, exceto no que diz respeito à direção da bola.
- Enviar energicamente a bola para o solo para uma zona próxima do recetor.

Passe de ombro
- Segurar a bola por cima dos ombros com as duas mãos, mantendo o cotovelo elevado.
- Enviar a bola através de uma extensão energética do membro superior, que é acompanhada de uma torção do tronco para a frente e trabalho de pulso e dedos no final do movimento.
- Acompanhar o movimento com todo o corpo.

Posição defensiva básica
- Fletir ligeiramente os membros inferiores com um pé colocado à frente do outro e à largura dos ombros.
- Colocar o peso do corpo, preferencialmente, na parte da frente dos pés.
- Inclinar o tronco ligeiramente para a frente.
- Colocar os membros superiores à frente do tronco com um em posição mais elevada.
- Adotar uma posição dinâmica com a cabeça levantada

Lançamento em apoio
- Partir da posição base ofensiva.
- Orientar os apoios para o cesto
- Fletir ligeiramente os membros inferiores com o pé do lado da mão que lança ligeiramente avançado.
- Agarrar a bola com as duas mãos, à altura da testa, colocando a mão lançadora atrás e por baixo da bola e a outra mão numa posição lateral.
- Participar com todo o corpo no ato de lançamento, iniciando-se com uma extensão dos membros inferiores e terminando com uma extensão dos membros superiores.
- Fletir o pulso e dedos na fase final do lançamento, ficando com a mão direcionada para a frente e para baixo.
- Executar o movimento de forma contínua.

Lançamento na passada
- Dirigir o olhar para a tabela.
- Executar o primeiro apoio no momento da paragem do drible ou receção da bola e fazer o segundo apoio e impulsão com o outro pé.
- Elevar o joelho do lado do membro superior lançador após a impulsão.
- Estender o corpo, executando o lançamento no ponto mais alto do salto.
- Direcionar a bola para a tabela através da extensão do membro superior e movimento de flexão do pulso.

Fintas e arranque em drible
A finta é um elemento técnico-tático de simulação que visa movimentar o adversário numa determinada direção para deixar um espaço livre, podendo ser executada com ou sem bola. Quando é executada pelo jogador portador da bola que inicia o drible, surge o chamado arranque em drible. Este pode ser direto ou cruzado, dependendo do pé definido como pé-eixo.
- Simular o movimento para um dos lados.
- Realizar o primeiro drible ligeiramente para o lado e para a frente, com a mão mais afastada do defensor (interpor o seu corpo entre a bola e o defensor).
- Avançar em simultâneo o membro inferior e superior do lado do drible (drible direto).
- Avançar em simultâneo o membro inferior contrário à mão que dribla de forma a proteger a bola (drible cruzado).



